Como organizar metas e indicadores com Gestão à vista

Como organizar metas e indicadores com Gestão à vista

Organizar as metas da empresa, por meio de quadros de gestão visual, facilita muito na hora de precisar comunicar um aviso de forma prática e simples, de um modo que fique visualmente agradável para todos.

Mas, antes de desenvolver  o quadro de gestão à vista é preciso justamente pensar em um modo eficiente de apresentar o mesmo aos colaboradores.

E para ajudar nesta tarefa, existe uma série de modelos prontos que podem ser adaptados, de modo a atender para o que for necessário, sendo as mais comuns:

KANBAN

Kanban é uma palavra japonesa que, em tradução livre, significa “sinal”. Ou seja, o termo se refere ao quadro que se utilize de algum tipo de sinalização para mostrar aos funcionários.

Entre as variações que o Kanban possui, o mais comum é a utilização das cores verde, amarelo e vermelho, com a ideia de indicar o que está seguro em uma empresa, o que requer atenção e o que necessita ser feito com urgência no momento.

quadros de kanban VISO

Quadros de KANBAN VISO. Para maiores detalhes, clique no link a seguir.

A VISO desenvolve centenas de quadros de gestão a vista para utilidades diferenciadas. Uma das nossas categorias são exclusivamente voltados ao Kanban como os da imagem acima, além de dezenas de outros modelos e quadros Kanban personalizados. Para mais detalhes confira nossa categoria de quadros kanban.

PLANEJAMENTO SEMANAL

Com este tipo de quadro, é possível organizar as reuniões, atividades e metas da semana, aumentando a produtividade através do chamado Gatilho de Compromisso.

Este termo foi sugerido por pesquisadores de Nova York, referindo-se que o cérebro precisa ser coerente com o que se é proposto. Portanto, se as metas de cada dia e as da semana estão colocadas no quadro, os colaboradores se sentem impelidos a cumpri-las, aumentando a produtividade da empresa.

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Se algo aconteceu, foi ocasionada por uma série de fatores que, por sua vez, tiveram outras condições envolvidas, e assim por diante até chegar às raízes do mau. É justamente com causa e consequência que o quadro de solução de problemas atua.

Com este meio, é possível para os colaboradores chegarem mais facilmente aos motivos que para algum problema ter acontecido, além de apontar ideias e soluções que podem resolver o assunto.

CONTROLE DE ORDENS DE SERVIÇO

O controle de ordens tem o objetivo de controlar o que cada setor produz ou necessita produzir, ficando, assim, mais fácil visualizar qual ramo é responsável por cada função da empresa, facilitando o controle geral de todos os serviços necessários.

QUADRO DE AVISOS

A ideia é deixar a equipe informada sobre todas as metas, os desafios e as conquistas para os colaboradores, de uma forma fácil e democrática, tornando a informação acessível a todos que trabalham na empresa.

ORGANIZADOR DE ESCRITÓRIO

A ideia deste organizador, como o próprio nome diz, é resolver possíveis desarrumações em mesas e gavetas dos escritórios da empresa, podendo deixar os arquivos, documentos e outros papéis de uma forma ordenada para que, assim, nada importante se perca ou leve muito tempo para procurar.

Deixe um comentário