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A venda não termina no momento que o negócio foi concretizado. Depois de convencer um cliente a optar pela sua empresa, é importante saber o nível de satisfação dele, bem como as chances de voltar a usar e/ou recomendar o produto ou serviço.
Existem várias estratégias possíveis para o pós-venda do seu negócio, permitindo analisar o que o cliente se sente após o contato com a marca. As mais comuns são:
Quadros Indicadores de Pós-Venda – Cross/Upselling
O primeiro passo começa logo no momento da compra. Uma vez que o cliente está decidido a obter o serviço ou o produto da sua empresa, há a possibilidade de oferecer formas de agregar o faturamento por meio do Cross selling e do Upselling.
No primeiro modo, se oferece um produto adicional ao cliente, oferecendo uma experiência a mais ao que ele possuirá como, por exemplo, a possibilidade de colocar um rádio com Bluetooth em um carro pagando um pouco a mais.
Já no upselling, você oferece a possibilidade de um produto melhor por um preço um pouco acima, oferecendo uma experiência melhorada ao que ele teria se comprasse o produto mais barato, como TVs a Cabo que oferecem 20 canais a mais por uma mensalidade um pouco maior.
Quadros Indicadores de Pós-Venda – Pré-pós-venda
Caso a pessoa decida não comprar, há a possibilidade de um contato posterior para conversar com o cliente que optou por um concorrente, perguntando se ele foi bem atendido lá e se está satisfeito, gerando lembrança da marca para a pessoa.
Cabe lembrar que a pré-pós-venda não é para vender, e sim para manter o nome da empresa na mente do cliente, então opte por conversar como se fosse um amigo, que quer saber como a pessoa está.
Quadros Indicadores de Pós-Venda – Net Promoter Score
Após a compra, é importante saber o quão bom o produto e o atendimento foram para o cliente, isso é possível de fazer por meio de uma pesquisa de venda.
Através do método Net Promoter Score (NPS), um dos mais utilizados do mundo, é possível saber o quão satisfeito o cliente está, dando uma nota, geralmente de 0 a 10, para o atendimento e para o produto, perguntando também qual a possibilidade de recomendar a marca para um amigo.
Após, calcula-se a porcentagem de detratores, aqueles que dão nota seis ou menos, e de promotores, os que avaliam com nove ou 10, para ter a proporção de satisfação.
Quadros Indicadores de Pós-Venda – First Call Resolution
Nem sempre o cliente está 100% satisfeito após comprar algo, então é importante resolver dúvidas e reclamações assim que ele liga ou manda email, com o menor número de contatos possíveis, diminuindo a insatisfação e mantendo fidelidade a marca, é o chamado First Call Resolution (FCR).
Há várias estratégias que podem ser realizadas para diminuir os contatos entre o cliente e a empresa, como atendimento setorizado, capacitar os funcionários para essas ligações, entre outros.
Quadros Indicadores de Pós-Venda – Churn
O Churn é, basicamente, a taxa de saída da empresa, isto é, retira-se o número de clientes novos e calcula qual a porcentagem de retenção de consumidores da marca.
Não existe um número ideal de Churn, variando de empresa pra empresa, mas obviamente o objetivo é manter essa taxa como a menor possível.
Quadros Indicadores de Pós-Venda – Gestão visual no pós-venda
Esses números de pós-venda precisam ser acompanhados periodicamente para que, assim, se tenha uma atualização constante da satisfação do cliente com a marca e o mantenha fiel, isso pode ser acompanhado melhor através de um quadro de gestão visual.
Através de uma exposição dos números no quadro, é possível tornar o acompanhamento dos números menos maçante, além de todos poderem saber como estão os níveis e, assim, perceberem no que podem melhorar o atendimento ao cliente.
A VISO oferece vários quadros de pós-venda para melhorar a sua empresa, com a possibilidade de personalização do layout, atendendo assim a demanda que você precisa.
Quadro branco, moldura em alumínio, medindo 1700x1200mm, gravação impressa, porta etiquetas e calhas para papel A4 em PVC cristal.
Dimensões: 1700×1200 mm
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